Fazendo o upgrade do firmware do DELL Inspiron 7560 com ubuntu

dell inspiron


MOTIVAÇÃO

A algum tempo o meu notebook dell inspiron 7560 vinha apresentando um barulho do CPU Fan , o que me fez ficar em alerta .

Para acompanhar o comportamento dele utilizei o programa sensors:

watch sensors

O sensores indicavam o cpu fan funcionando, mas ele não passava de 3000 rpm o que não deixava a cpu arrefecer bem quando muito exigida.

ALERTA

O sistema operacional que uso é o Ubuntu , por isso fiquei surpreso quando liguei o notebook hoje e apareceu a interface de um aplicativo da dell de assitência. Eu pensava que este aplicativo rodava no windows , mas roda na bios. O aplicativo disse que esta tudo ok mais fui verificar na Dell se tinha algo para me preocupar.

Com um pouco de pesquisa encontrei uma nota comentando que existia uma atualização do firmware para tratar do problema de barulho do notebook. Neste momento eu fiquei preocupado ,porque da última vez que tentei fazer atualização de firmware foi uma catastrófe.

RECEIO

No século passado eu tentei fazer a atualização de firmware do meu desktop e diveras vezes era alertado com a mensagem , não desligue o computador. Eu estava sem nobreak, mas pensei qual a chance de faltar energia ? Porém quando estava atualizando o firmware eu estiquei as pernas e bati no fio do computador o que fez ele desligar. Após muita lamentação e uma passada na assistência consegui colocar o computador para funcionar.

SUCESSO

Entretanto, estes receios ficaram para trás uma vez que no site da dell têm um excelente passo a passo explicando tudo, inclusive que apesar do arquivo ter a extensão .exe eu podia utilizar no programa de atualização da bios que aparece ao iniciar o notebook e clicar em F12 .

Então foi só seguir o passo-a-passo que incluia baixar o firmware (um arquivo .exe) , colocar em um pendrive e reiniciar o notebook no menu de boot(F12), escolher a opção de atualização e selecionar o arquivo no pendrive (Uma dica antes de ligar novamente o notebook coloque o pendrive).

Se a experiência que tive no seculo passado foi horrível esta que tive hoje foi excelente.

e por fim sucesso:

description: BIOS
        vendor: Dell Inc.
        physical id: 0
        version: 1.11.0
        date: 05/14/2019

para listar os dados acima usei o seguinte comando:

sudo lshw | grep -A8 "*-firmware"